quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Coelho e o Pastor Alemão

Nilton e Jurandir eram vizinhos. Nilton comprou um coelho para os filhos. Os filhos de Jurandir também quiseram um animal e ele comprou um filhote de pastor alemão. Conversa entre os dois vizinhos:
- Seu cachorro vai atacar o meu coelho!
– disse Nilton.
- De jeito nenhum. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos, “pegar” amizade
– afirmou Jurandir. O tempo passou e, parece que Jurandir tinha razão. O coelho e o cão cresceram juntos e se tornaram amigos. Era normal ver os dois, ora na casa de Nilton, ora na casa de Jurandir. As crianças estavam sempre felizes com os dois animais. Porém, Nilton teve que viajar com a família e o coelho ficou sozinho. Num domingo, à tarde, Jurandir, o dono do cão, estava em sua casa lanchando com a família. De repente, entra o pastor alemão com o coelho entre os dentes, imundo, sujo de terra e… morto. Jurandir, a esposa e os filhos partiram pra cima do cachorro e quase o mataram. Jurandir gritava:
- O Nilton estava certo! Só podia dar nisso! O cão matou o coelho! Daqui a pouco o Nilton vai estar de volta… o que vamos fazer?Jurandir, a esposa, os filhos, todos se olharam, enquanto pensavam numa solução. Lá fora, todo encolhido num canto, o cachorro, chorava e lambia seus ferimentos.A esposa de Jurandir ainda comentou:- Já pensaram como vão ficar as crianças?No meio a tantas dúvidas sobre o que fazer, Jurandir decidiu:- Vamos lavar o coelho, deixá-lo limpinho, depois a gente seca com o secador e o colocamos na sua casinha.
E assim o fizeram. Os filhos de Jurandir chegaram a dizer:
- Ficou perfeito, pai, parece que o coelho está vivo!Logo depois, Nilton chegou com a família. Em seguida,Na casa de Jurandir, todos ouvem os gritos dos vizinhos. Sua esposa fala:- Descobriram!Jurandir, mesmo preocupado com a possível revolta dos vizinhos, tenta acalmar a esposa e os filhos:- Calma, vamos esperar …Não passaram cinco minutos e Nilton bateu na porta de Jurandir assustado. Parecia que tinha visto um fantasma. Jurandir, começou a agir como se nada soubesse:- O que foi? Que cara é essa, Nilton?Nilton responde:
- O coelho, o coelho…morreu – disse Nilton muito triste.
- Morreu? Ainda hoje à tarde parecia tão bem.
- diz Jurandir.- Morreu na sexta-feira
- explica Nilton.
- Na sexta?
– Pergunta Jurandir, surpreso. E Nilton conta, afinal, o que aconteceu realmente com o coelho:
- Foi na sexta. Antes de viajarmos as crianças, brincando, enterraram o coelho no fundo do quintal e agora ele reapareceu!Jurandir, surpreso, percebe que tirou conclusões erradas a respeito do seu cão. O cachorro não matou seu amigo coelho.
A história termina aqui…
O que aconteceu depois não importa.
Mas o grande personagem desta história é o cachorro. Imagine o coitado, desde sexta-feira procurando em vão pelo seu amigo coelho. Depois de muito farejar, descobre o coelho enterrado. O que faz o cão? Provavelmente, com o coração partido, desenterra o amigo e vai mostrar para seus donos, imaginando que eles iriam ressuscitá-lo. Só que seus próprios donos, pensam que foi ele quem matou o coelho, antes de procurar saber o que realmente aconteceu. LIÇÃO DE VIDA: O ser humano costuma julgar os outros, julgar os fatos sem antes verificar o que realmente aconteceu. Quantas vezes tiramos conclusões erradas das situações e nos achamos donos da verdade?A partir de hoje, vamos ouvir primeiro para depois tirarmos qualquer conclusão.
Reflita sobre este texto.

SEJAM BEM VINDO AO MEU BLOG

Admiro quem tem apego a sua terra...Admiro quem ama sua casa, sua rua, sua cidade, seu estado, seu país. Sou admirador de tudo isso e das coisas belas da vida, aceito as coisas como elas são. Aproveite e valorize ás pessoas que você ama, isso pode não durar para sempre. O homem na verdade percorre o mundo inteiro em busca do que precisa e volta para sua casa para encontrá-la. Neste blog irei explessar e divulgar os textos que gosto, me aventurar no maravilhoso mundo da escrita. Aqui vou escrever de tudo um pouco e trocar experiência com educadores e pessoas interessadas. Trarei principalmente dicas , dinâmicas e mensagem de otimismo para sua vida.

Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura.
(Fernando Pessoa)

Sejam bem vindos ao meu Blog.Francisco Luiz D. Netoe mail: fldnetto@yahoo.com.br