terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cultura, culturas

Objetivos
Refletir sobre o conceito de cultura como produção humana transmitida de uma geração a outra nos diversos espaços e tempos da história.
Introdução
O conceito de cultura pode ser abordado a partir de vários referenciais, de forma mais teórica ou mais prática, e sempre possibilita diversas interpretações e significados. O belo texto de Darcy Ribeiro nos ajuda a pensar, a refletir sobre esse conceito como tudo aquilo que é “feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos”. Ele distingue a chamada cultura material da imaterial, chamando nossa atenção para a importância da fala, da linguagem, além disso, discute as crenças, criações artísticas e religiosas, a produção e a transmissão das idéias de uma geração a outra. E os nossos alunos, o que pensam sobre cultura? Sugerimos partir das concepções prévias da turma e construir uma situação de ensino e aprendizagem dialogada: autor, professor e alunos poderão trocar suas idéias.
Descrição da atividade
Levantar os conhecimentos prévios da turma sobre cultura. O que cada um entende por cultura? Discutir e registrar as palavras-chave no quadro.
Ler e interpretar o texto com a turma, solicitando que destaquem:
o conceito de cultura do autor;
o que faz parte da cultura material e da imaterial;
separar os exemplos de cultura material: uma cadeira, um banquinho, uma casa, um prato de sopa, um picolé ou um diário; cultura imaterial: a fala, as crenças, as artes, as criações culturais e artísticas, os ritos e práticas – o batizado, o casamento, a missa, os conceitos e as idéias religiosas ou artísticas;
como os alunos interpretam o exemplo dado sobre a filha da professora e da criança xavante;
a importância da fala para a cultura.
Na opinião da turma, a separação de coisas cósmicas, coisas vivas, coisas culturais, ajuda-nos de alguma forma?
Confrontar as idéias do autor e as definições iniciais do grupo. Debatê-las.
Em seguida, dividir a turma em grupos. Cada grupo deverá preparar e apresentar à turma como compreenderam o conceito de cultura. A apresentação poderá ocorrer por meio de desenhos, da fala, da escrita, do teatro, da música, enfim, como escolherem.

Materiais indicados: papel, cola, revistas, jornais que possam ser recortados, sucatas, etc.Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados:
Reflexão sobre o conceito de cultura como produção humana transmitida de uma geração a outra nos diversos espaços e tempos da história.
Reflexão e ampliação de seu próprio conceito de cultura e sua expressão.
Dicas do professor:Livros – Cultura Brasileira e Identidade Nacional (Brasiliense), A Moderna Tradição Brasileira (Brasiliense), Cultura e Modernidade (Brasiliense), Mundialização e Cultura (Brasiliense), Mundialização: Saberes e Crenças, de Renato Ortiz.

Aproiveite e coloque em prática.

SEJAM BEM VINDO AO MEU BLOG

Admiro quem tem apego a sua terra...Admiro quem ama sua casa, sua rua, sua cidade, seu estado, seu país. Sou admirador de tudo isso e das coisas belas da vida, aceito as coisas como elas são. Aproveite e valorize ás pessoas que você ama, isso pode não durar para sempre. O homem na verdade percorre o mundo inteiro em busca do que precisa e volta para sua casa para encontrá-la. Neste blog irei explessar e divulgar os textos que gosto, me aventurar no maravilhoso mundo da escrita. Aqui vou escrever de tudo um pouco e trocar experiência com educadores e pessoas interessadas. Trarei principalmente dicas , dinâmicas e mensagem de otimismo para sua vida.

Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura.
(Fernando Pessoa)

Sejam bem vindos ao meu Blog.Francisco Luiz D. Netoe mail: fldnetto@yahoo.com.br