sábado, 9 de fevereiro de 2008

Ensinar bem é...

O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra
planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades — senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor.
Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso", diz. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.
Trabalho coletivo
Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.
Planejar requer:pesquisar sempre;ser criativo na elaboração da aula;estabelecer prioridades e limites;estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;ser flexível para replanejar sempre que necessário.
Leve sempre em conta:as características e necessidades de aprendizagem dos alunos;os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;o conteúdo de cada série;os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;as condições objetivas de trabalho.
Com base nisso defina:
o que vai ensinar; o que, como e quando avaliar como vai ensinar;quando vai ensinar.

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Admiro quem tem apego a sua terra...Admiro quem ama sua casa, sua rua, sua cidade, seu estado, seu país. Sou admirador de tudo isso e das coisas belas da vida, aceito as coisas como elas são. Aproveite e valorize ás pessoas que você ama, isso pode não durar para sempre. O homem na verdade percorre o mundo inteiro em busca do que precisa e volta para sua casa para encontrá-la. Neste blog irei explessar e divulgar os textos que gosto, me aventurar no maravilhoso mundo da escrita. Aqui vou escrever de tudo um pouco e trocar experiência com educadores e pessoas interessadas. Trarei principalmente dicas , dinâmicas e mensagem de otimismo para sua vida.

Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura.
(Fernando Pessoa)

Sejam bem vindos ao meu Blog.Francisco Luiz D. Netoe mail: fldnetto@yahoo.com.br