quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Folha Online

Publicação fala sobre os problemas da educação no Brasil
Menos de 10% dos professores da área rural, que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, têm formação superior, contra 38% na zona urbana. Os piores índices estão nas regiões Norte e Nordeste. Entre os principais problemas da educação nacional, a publicação "Estatística do Professor Brasileiro", que será lançada no dia 15, pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, apresenta o ensino na zona rural onde a formação docente é precária.Outra situação que requer definição de políticas públicas é a remuneração. Os dados do IBGE, citados pelo estudo, dizem que, considerando profissões com nível de formação equivalente, o magistério é aquela que oferece os piores salários. Um professor que atua no nível médio ganha, em média, quase a metade da remuneração de um policial civil e um quarto do que ganha um delegado de polícia.Faltam bibliotecas, laboratórios de ciência e de informática em grande parte das escolas da rede pública da educação básica. Metade dos professores leciona em escolas sem bibliotecas, quatro em cada cinco atuam em escolas sem laboratório de ciências, e três em cada quatro professores estão em escolas que não possuem laboratório de informática. A ausência de recursos didáticos é diferente entre as regiões, mas é muito pior no Nordeste, diz o documento.Ao constatar os avanços, as desigualdades e o atraso, a publicação tem o objetivo de oferecer informações que permitam aos governos da União, dos estados e dos municípios definir políticas públicas que caminhem pela superação dos problemas e os prazos em que devem acontecer. Os dados reunidos no estudo foram produzidos pelo Inep - Censo Escolar, Censo da Educação Superior e Sistema de Avaliação da Educação Básica - e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios. A publicação "Estatística do Professor Brasileiro", que será apresentada pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, amanhã, às 14h30, na Sala de Atos do Ministério, pretende trazer um panorama geral dos problemas que o professor encontra para trabalhar no Brasil bem como o que vem sendo feito em termos de avanço para melhorar as condições do ensino.
Leia mais...
Aproveite e reflita sobre a educação em nosso país.
Professor Francisco Luiz

SEJAM BEM VINDO AO MEU BLOG

Admiro quem tem apego a sua terra...Admiro quem ama sua casa, sua rua, sua cidade, seu estado, seu país. Sou admirador de tudo isso e das coisas belas da vida, aceito as coisas como elas são. Aproveite e valorize ás pessoas que você ama, isso pode não durar para sempre. O homem na verdade percorre o mundo inteiro em busca do que precisa e volta para sua casa para encontrá-la. Neste blog irei explessar e divulgar os textos que gosto, me aventurar no maravilhoso mundo da escrita. Aqui vou escrever de tudo um pouco e trocar experiência com educadores e pessoas interessadas. Trarei principalmente dicas , dinâmicas e mensagem de otimismo para sua vida.

Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura.
(Fernando Pessoa)

Sejam bem vindos ao meu Blog.Francisco Luiz D. Netoe mail: fldnetto@yahoo.com.br